São Miguel Paulista ganhará unidade da Rede Hora Certa
quarta-feira, 27 de março de 2013O prefeito Fernando Haddad deve inaugurar até o fim deste ano cinco unidades da Rede Hora Certa. A primeira já tem local definido: será instalada em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25), durante visita de Haddad à subprefeitura de São Miguel Paulista. O equipamento reunirá clínica de especialidades, centro cirúrgico e de exames por imagem.
“Na Hora Certa, a pessoa passa por consulta, exame e uma eventual cirurgia em um mesmo ambiente de atendimento”, disse o prefeito. Em São Miguel, a unidade será implantada no Ambulatório de Especialidades Dr. Tito Lopes. “Este equipamento é um ambulatório que tem todas as condições de receber a Rede Hora Certa, sem novas construções. Nós vamos instalar um centro cirúrgico e um laboratório de exames por imagem”, anunciou.
Além dos novos equipamentos de saúde, a Rede Hora Certa promove ações concentradas para redução da fila de espera em consultas e exames. Para iniciar o programa, 90 mil procedimentos de mamografia, ultrassom transvaginal e de mamas serão realizados ao longo de três meses. Os procedimentos são oferecidos na rede já existente, em unidades de saúde municipais ou de parceiros. Até esta semana, 29 mil mulheres já tiveram seus exames agendados. Segundo o secretário Municipal da Saúde, José de Fillipi Júnior, as próximas ações provavelmente atenderão à demanda por ultrassom abdominal e endoscopia.
Outra ação da rede é a gestão da fila por atendimento em saúde. “Em todos os lugares que eu passo os médicos são unânimes em dizer: é muito alto o número de faltas. Não dá para o sistema ficar operando com 30% de faltas”, afirmou Haddad, após visita ao Ambulatório de Especialidades. Para minimizar este problema, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde passou a telefonar para os pacientes para confirmar a presença nos procedimentos.
Na área de pronto-atendimento, está prevista ainda a construção na cidade de cinco Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h de nível três, em parceria com o Ministério da Saúde, além da transformação de 16 unidades de saúde em UPAs. “A UPA III tem um aparato para níveis mais complexos de atendimentos”, explicou Haddad. As unidades têm equipamento de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e 13 a 20 leitos de observação.
Visita à subprefeitura
Na sede da subprefeitura São Miguel Paulista, o subprefeito Aldo Sodré apresentou as principais características dos distritos de São Miguel Paulista, Vila Jacuí e Jardim Helena, que têm população de cerca de 400 mil habitantes. O subprefeito falou ainda sobre os desafios e oportunidades para políticas públicas na região. Acompanharam a apresentação os secretários municipais Chico Macena (Coordenação das Subprefeituras), José de Fillipi Júnior (Saúde), César Callegari (Educação) e Ricardo Teixeira (Verde e Meio Ambiente).
Durante o evento no bairro de São Miguel Paulista, foi anunciada a construção de um pôlder na Vila Itaim em convênio com a Dersa, com verbas de compensação ambiental de obras na avenida Jacu Pêssego e na Marginal Tietê. A obra incluirá a criação de um parque e a construção de moradias para 200 famílias que atualmente vivem em área de risco. O objetivo é combater as enchentes às margens do rio Tietê.
Na subprefeitura, Haddad falou ainda sobre o desenvolvimento econômico da região. “Na zona Leste toda moram quase 4 milhões de pessoas e o número de empregos é muito pequeno. Vamos redefinir o perímetro para incentivos fiscais, para as empresas se instalarem aqui”, afirmou o prefeito.
Após o encontro na subprefeitura, Haddad visitou o Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Pedroso, que atende 128 crianças em período integral. O prefeito conheceu as instalações da escola e conversou com funcionários. Na região, 3.221 crianças aguardam por vagas em creches. Para sanar o déficit de unidades de educação infantil, a subprefeitura já localizou 13 áreas para a instalação de novas creches, construídas em parceria com o Governo Federal.
Em seguida, o prefeito vistoriou a limpeza do Córrego Água Vermelha e os serviços de zeladoria na Praça Craveiro do Campo. No local, Haddad ouviu demandas dos moradores e visitou moradias precárias instaladas às margens do córrego.
No Centro Municipal de Capacitação e Treinamento (CMCT), Haddad afirmou que irá ampliar as vagas em ensino profissionalizante na região por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Atualmente, a unidade oferece a 2.400 alunos, em parceria com o Senai, os cursos de assistente administrativo, operador de microcomputador, auxiliar de eletricista e reparador de eletrodomésticos, auxiliar de mecânico automotivo, panificação e confeitaria.
Fonte: Prefeitura de S. Paulo
Mais notícias sobre São Miguel Paulista:
- Veja o que abre e o que fecha em São Miguel e em São Paulo no feriado da Páscoa
- São Miguel terá unidade do CAT a partir de segunda-feira
- Ruas de São Miguel receberam operação tapa buraco
- São Miguel: Biblioteca Raimundo de Menezes convida a criançada para uma Viagem ao mundo da Leitura
- CRAS São Miguel participará de campanha para alavancar o cadastramento no CADÚnico